Programação Geral

A programação completa do evento está disponível aqui.

Confira os currículos dos palestrantes:

Conferência de abertura: Shiv Ganesh




Doutor pela Purdue University, Estados Unidos, 2000. Diretor Interino da Escola de Comunicação, Jornalismo e Marketing da Massey University, Auckland, Nova Zelândia. Editor-chefe do Journal of International and Intercultural Communication.

Suas pesquisas estão relacionadas à comunicação intercultural e organizacional no contexto da globalização e de movimentos sociais e grupos de ativistas.

É co-autor, juntamente com George Cheney, Ted Zorn and Lars Christensen do livro: “Organizational Communication in an Age of Globalization: Issues, Reflections, Practices”, 2ª edição, 2011.

Atualmente, trabalha na pesquisa “Activism, technology and Organising: Transformations in Collective Action in Aotearoa New Zealand”. É professor da disciplina Cross-Cultural Communication.



___



Painel 1:

“Gestão da diversidade: entendendo a cultura como capital simbólico e comunicacional nas organizações”




Miguel Pinto Caldas: Doutor em administração pela FGV-EAESP. Ocupou várias posições diretivas em empresas industriais, de consultoria e acadêmicas. De 2003 a 2007, aceitou a prestigiada posição de Gaston Chair na Loyola University New Orleans, liderando o programa de International Business da U. Loyola. Atua como professor na FGV/SP desde 1997. Sua mais recente publicação é “Cultura e Diferença nas organizações: Reflexões sobre nós e os outros”, Atlas, 2009. É hoje um autor ativo em gestão internacional e comparada e em recursos humanos na América Latina, tendo já publicado oito livros e mais de uma centena de artigos científicos em periódicos e coletâneas, em geral no campo de recursos humanos e desenvolvimento organizacional.



Pedro Jaime de Coelho Jr.: Doutor em Antropologia Social pela USP e em Sociologia & Antropologia pela Université Lumière Lyon 2. Sua tese “Executivos negros: racismo e diversidade no mundo empresarial: uma abordagem sócio-antropológica”, foi vencedora do “Prêmio Tese Destaque USP”, em 2013. Articulista do Instituto Ethos na área de Direitos Humanos e Sustentabilidade e membro da Comissão de Avaliação do Prêmio Santander Práticas de Educação para a Sustentabilidade. Publica artigos científicos em revistas da área de Ciências Sociais e de Administração e contribui com capítulos em diferentes coletâneas, dentre elas “Cultura e diferença nas organizações: reflexões sobre nós e os outros”, coordenado por Livia Barbosa, Atlas, 2009. Participa da ANPAD, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE) e International Sociological Association (ISA).



Maria Aparecida Ferrari: Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Atuou por mais de quinze anos em organizações brasileiras e chilenas. Foi docente em universidades em Chile de 1992 a 1997. Desde 2010 é professora-pesquisadora dos programas de Pós-Graduação e de Graduação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Co-autora dos livros “Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos”, juntamente com James Grunig e Fábio França, 2ª edição revisada e ampliada, Editora Difusão, São Paulo, 2011; “Relaciones Públicas: naturaleza, función y gestión de las organizaciones contemporâneas”, com Fábio França, editorial La Crujía, Buenos Aires, Argentina, 2011; e “Gestión de Relaciones Públicas para el éxito de las organizaciones”, por la Editorial Universidad San Martín de Porres, Lima, Perú, 2012, juntamente com Fábio França.

ModeradorJoão José Azevedo Curvello – UCB/DF


___


Painel 2:


“Interculturalidade e dialogia nas empresas”





Letícia Helena Medeiros Veloso: Jornalista. Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago, Estados Unidos. Atua nas áreas de antropologia e sociologia das empresas, antropologia e sociologia do consumo, antropologia e sociologia do trabalho, responsabilidade social, gestão intercultural, globalização e antropologia urbana. É co-editora do livro “Consumo: Cosmologias e Sociabilidades”, 2009, e “Ética e Responsabilidade Social nos negócios”, 2005, e autora de vários artigos acadêmicos e capítulos de livro sobre estes temas. Atualmente desenvolve pesquisa interinstitucional e internacional sobre globalização, gestão e consumo nos BRICs. É professora Adjunta do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio-Ambiente (LATEC), na Universidade Federal Fluminense.





Marlene Marchiori: Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University (EUA). Doutora pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Administração e em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Senior do Programa de Mestrado em Administração da UEL. 
Autora dos livros: “Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre as organizações”; “Faces da cultura e da comunicação organizacional” (2 vol.); “Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas”. Organizadora das obras “Redes Sociais. Comunicação e Organizações”; e “Comunicação. Discurso. Organizações”, como diretora editorial da Abrapcorp (gestão 2010-2012).


Moderador: Ivone de Lourdes Oliveira – PUC/MG

Painel Mercado:


“Como a Comunicação das Empresas Brasileiras está estruturada para atuar em distintos contextos culturais”






Gilceana Soares Moreira GaleraniProfissional de Relações Públicas (UEL) e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa.



Paulo Marinho: Jornalista com especialização em Gestão de Marketing pelo Program at Syracuse University / Aberje. Foi assessor de Comunicação Social da Fundação Ezequiel Dias (Funed) por 10 anos, repórter do jornal Estado de Minas, por sete anos, especializado em Finanças. Atua como superintendente de Comunicação Corporativa no Itaú Unibanco, desde 2010. É responsável por relações com a imprensa, gerenciamento de crises, relações públicas, conteúdo, reportes de sustentabilidade institucional e relatórios para acionistas e investidores.

Moderador: Ana Lúcia Coelho Romero Novelli – Senado Federal e UCB/DF
___


Painel em Comemoração aos 40 anos de Relações Públicas da UEL e 100 anos de Relações Públicas no Brasil: "Ensino das Relações Públicas - diálogo entre academia e mercado"


- Expositores do mercado: 



Eraldo Carneiro: graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Recursos Humanos pela Universidade Católica de Salvador/Cesec e MBA em Marketing pela FIA/USP. Na Petrobras, já ocupou funções gerenciais nas áreas de assessoria de imprensa, relações comunitárias, publicidade e promoções, planejamento, pesquisa e gestão de comunicação. Atualmente é gerente de Comunicação Internacional da Companhia.  É professor dos cursos de pós-graduação da ESPM/RJ e, desde janeiro de 2013, presidente do Conselho Deliberativo da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Em 2013, foi escolhido um dos 100 líderes de comunicação corporativa mais influentes do mundo, segundo o The Holmes Report.


Paulo Henrique Soares: graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela PUC–Minas com especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Maranhão e pela PUC-Minas. Mestre em Comunicação pela PUC Minas na área de Comunicação Organizacional. Profissional com ampla experiência na área de Comunicação já tendo atuado em todas as atividades da área: planejamento e gestão, comunicação interna, relações institucionais e eventos. Atua na Diretoria de Comunicação da Vale desde dezembro de 1995 e hoje é Diretor de Comunicação. Paulo Henrique também é o Diretor do Capítulo Regional Rio de Janeiro da ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Membro do IABC (Associação Internacional de Comunicadores Empresariais). Membro do Reputation Institute Brasil. Possui o título de ABC (Accredited in Business Communication) conferido pelo IABC. Foi eleito Profissional do Ano pela Aberje em 2013.


Sérgio Bourroul: jornalista com especialização em Administração da Cultura pela FGV e Gestão Responsável para a Sustentabilidade pelo Instituto Dom Cabral. Atualmente é Diretor de Comunicação da Odebrecht S.A. e acumula experiência em veículo (Jornal O Estado de São Paulo e Rádio Jovem Pan), agências de comunicação (Bursson Marsteller e CDN) e empresas (Nestlé, Votorantim, Natura e Odebrecht).



Alexandre Fabian: graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua no mercado imobiliário há 27 anos, tendo participado ativamente no desenvolvimento de mais de 170 empreendimentos imobiliários em 7 cidades brasileiras e também no Chile. É sócio e diretor do Grupo Plaenge.


- Expositores academia:


Margarida Krohling Kunsch: Professora titular da Universidade de São Paulo e diretora (2013-2016) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Pesquisadora de nível 1B vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) - ECA-USP/CNPq. Autora dos livros "Planejamento de relações públicas na comunicação integrada" e "Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional" - ambos com diversas edições e reimpressões - e "Universidade e comunicação na edificação da sociedad"e. Organizadora de cerca de 30 coletâneas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Autora de grande número de prefácios, capítulos e artigos em livros e periódicos científicos nacionais e internacionais. Criadora e diretora das revistas científicas "Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP) e "Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación" (Alaic). Integrante dos conselhos editoriais de diversas revistas científicas do País e do exterior. Trajetória marcada por uma efetiva participação em entidades científicas e associações de classe nacionais e internacionais da área de Comunicação, como cofundadora e titular de cargos diretivos. É atualmente presidente da Socicom - Federação Brasileira das Associações Acadêmicas e Científicas de Comunicação.


Paulo Nassar: Diretor Presidente da Aberje e Professor Doutor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É Pós-Doutor pela ULM – Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão).
Professor e coordenador do curso de Relações Públicas da ECA-USP, é autor de “A comunicação da pequena empresa”, “O que é comunicação empresarial”, “Tudo é comunicação”, “Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações” e “Comunicação todo dia”. Organizou diversas obras e publicou mais de duzentos ensaios, artigos e capítulos de livros.
É diretor-presidente da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É membro da Arthur W. Page Society, da Internacional Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America e do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. É também idealizador e criador do Brazilian Corporate Communications Day e da BR.PR magazine (a primeira revista global da comunicação empresarial brasileira) além de ser diretor editorial das revistas Comunicação Empresarial e MSG – Revista da Comunicação e Cultura.
Ganhou em 2012 a distinção Atlas Award Lifetime chievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America(PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas e Comunicação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário