Conferencista internacional abre o VIII Abrapcorp

Pesquisador indiano Shiv Ganesh fala da relação entre globalização e cultura e como o excesso de informações influencia a vida das pessoas.

O professor e pesquisador da Massey University (Nova Zelândia), Shiv Ganesh, é o comvidado para a conferência de abertura do VIII Abrapcorp, que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de Comunicação Organizacional e Relações Públicas em Londrina. O evento, que vai até sexta-feira (16), é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 


O tema da conferência, que começa às 9h30, é “Da inteligência Cultural à compreensão cultural: tecnologia digital, ação coletiva e comunicação na área contemporânea”. Para Ganesh, discutir a comunicação digitalem um país tão multicultural como o Brasil é fundamental. “O uso de mídia digital já se tornou uma parte da nossa sociedade e tende a cada vez mais se incorporar à nossa cultura”. O pesquisador indiano conduz uma investigação no impacto da tecnologia no dia a dia. “Você não necessariamente precisa usar a internet para ser influenciado pela cultura digital”, acredita.

Na conferência, o professor também vai abordar os pontos cruciais da comunicação de diferentes culturas em um mundo globalizado. “A academia sempre foi boa em identificar problemas antes que eles viessem à tona. Um dos pontos que vou abordar é como comunicar de modo eficiente em um ambiente comvolume tão grande de informações quanto o atual”.

Londrina

No ano do centenário da atividade de Relações Públicas no Brasile dos 40 anos do curso de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) escolheu Londrina para sediar o congresso. 

O evento é inédito no interior do país. A presidente da Abrapcorp, Claudia de Moura, explica o motivo pelo qual a cidade foi escolhida para sediar o congresso. “A UEL sempre foi uma universidade que fez diferença na área de Relações Públicas. Como há uma grande referência na área, em função de seus professores, da produção, em termos de pesquisa a expectativa é muito grande, evidentemente. É um curso que tem trajetória, tem história não só para Londrina, mas para a profissão no país.”

Um dos temas abordados durante o congresso é o diálogo entre o mercado e a academia, que vai discutir a importância da utilização da pesquisa na previsão de possíveis tendências e mudanças dentro do mercado. “Vivemos uma época em que o avanço tecnológico e as redes sociais fizeram do profissional de Relações Públicas uma peça fundamental dentro dos setores público e privado”, diz Moura.

A Abrapcorp visa dar suporte na produção de pesquisas científicas na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, principalmente nos cursos de pós-graduação. Atualmente, a associação também incentiva projetos de iniciação científica, visando à formação de novos pesquisadores e docentes.



Assessoria de Imprensa Abrapcorp/UEL
Jornalista responsável: Gisele Rech
Texto: Renan Duarte e Christian Vieira
Edição: Maurício Panizza
Telefones: 3371-4328/3371-4895/9617-7800
abrapcorpimprensa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário